+351 214 866 440 geral@timelink.pt

A importação de uma lista de Excel para o Candy é simples e requer apenas dois passos:

  • Preparação do mapa de quantidades em Excel;
  • Transferência dos dados do Excel para o Candy.

 

Os passos a seguir na preparação do mapa de quantidades em Excel são difíceis de descrever pois não existe uma norma para a apresentação da informação que é disponibilizada pelo Dono de Obra.

O passo referente à transferência dos dados do Excel para o Candy funciona através da área de transferência (clipboard) do Windows.

Considerando um Mapa de Quantidades simples:

 

  1. Seleccionar apenas a informação que pretende copiar para o Candy e escolher Copy
    (copiar)
    , para fazer uma cópia da informação no clipboard do Windows:

     

Nota:

Todos os artigos com quantidades devem ter unidades. Neste caso, podemos verificar que o artigo c12 Betão da classe C20/25, em fundações não tem UNIDADE, assim no final do processo de importação vai aparecer no relatório de erro.

 

  1. Ir para o Candy, entrar no trabalho em que se pretende introduzir o articulado e, caso seja necessário, definir o Master (Mestre). Em seguida, abre-se um documento que mostra o articulado. A figura seguinte mostra os passos que são necessários para abrir o documento 1.2 Pricing Bill
    (articulado do dono de obra com código do preço) ou então pode clicar directamente no ícone


 

  1. Com o documento aberto, fazer Ctrl+V (ou clicar com o botão direito do rato sobre o documento de trabalho e depois em Paste).



  1. No quadro que aparece, pode visualizar-se o texto que vai ser importado.


  • É necessário definir o destino de cada uma das colunas que estamos a importar. Clicar no cabeçalho da coluna para escolher a coluna que vai ser processada e, depois, escolher a coluna de destino no quadro do lado esquerdo (Available Columns) que corresponde aos dados na coluna. Para corrigir uma coluna, cuja atribuição foi incorrecta, basta repetir o passo com a atribuição correcta, ou escolher a opção <Ignore (Ignorar)> se não quiser atribuir nenhuma coluna.

     

  • A opção Automatic detection aparece seleccionada por defeito, e corresponde à opção acertada na maioria das importações que efectuamos. Mas, se tivermos a certeza que a descrição de todos os artigos se encontra numa única célula, a opção One line per item
    pode ser activada, para que o sistema considere que cada linha no Excel seja importada como sendo um artigo novo.

     

  • NOTA: As casas decimais DEVEM estar separadas pelo mesmo tipo de caracter que estiver a ser usado no Excel – vírgula se o Excel estiver em Formato Europeu ou ponto se o Excel estiver a ser usado em Formato Americano (US Format). A separação dos milhares NÃO PODE ser assinalada por um espaço em branco.

     

  • Após as colunas que se pretendem importar estarem codificadas, confirma-se clicando no botão Continue.

     

  1. Aparece um documento que indica o resultado da importação.

 

  • NOTA IMPORTANTE:

    Aconselha-se a determinar sempre o Total das Quantidades no documento Excel e compará-lo com o Total
    transferido para o Candy, para o caso de alguns números poderem estar em formato de texto e, por isso, não terem sido transferidos correctamente.

     

(rodapé Excel)

 

  • Se existirem artigos com quantidade e sem unidade, aqueles serão listados abaixo e podem ser localizados com um clique duplo sobre a linha em questão, ou com o botão Goto.


Neste exemplo, o artigo C.1 Betão de Classe C20/25, em fundações não tinha unidade no ficheiro de Excel e por esta razão aparece neste documento.

 

  1. Na coluna L (N)
    definem-se os níveis de cada artigo, de forma a hierarquizar os títulos e subtítulos do orçamento (existe uma nota técnica onde está explicado este processo passo a passo).

 

  1. Na coluna T define-se a Trade (Especialidade)
    de cada artigo. No primeiro artigo de cada capítulo, coloca-se a letra correspondente à Trade (Especialidade), conforme se indica na imagem seguinte.


  1. Na coluna T:

    Definir neste campo a letra referente à Trade (Especialidade), pretendida, ou seleccionar a letra do quadro que surge ao efectuar um clique duplo neste campo.


  1. Clicar com o botão direito do rato sobre o título da coluna Price Code (Cód. Preço)
    e escolher a opção Make unique Price codes for uncoded itens, (Criar códs. Preço para Itens sem código) para os códigos serem criados e para que todos os restantes artigos fiquem, automaticamente, com a mesma Trade (Especialidade), que foi definida para o artigo anterior. Clique em Yes para confirmar a alteração.

     


  1. O articulado está introduzido no Candy e pronto para orçamentar.