+351 214 866 440 geral@timelink.pt

Num Mapa de Quantidades do Candy podemos criar uma hierarquia de títulos, de forma a permitir ver o Mapa de Quantidades mais facilmente, abrindo e fechando capítulos assim como criando relatórios de resumo de página.

A hierarquia de títulos funciona com capítulos, subcapítulos, sub-subcapítulos, etc. que se assinalam como o número 1, 2, 3 e sucessivamente até ao nível 9.


Introdução

Ao importar o articulado de um ficheiro exterior, verificamos que todas as linhas de dados que não têm unidade, são assinaladas como Comentários.

Os comentários são assinalados com a letra “C” (de Comment – Comentário) na coluna “L” (de Level – Nível). As outras linhas de dados são Artigos, pois têm unidade e quantidade.

Algumas linhas que aparecem como comentários podem ser transformadas em títulos, de acordo com o resumo por capítulo do dono de obra. Para reorganizar os níveis ou os comentários, o utilizador tem ao seu dispor várias ferramentas e utilitários.


Alteração Manual dos Níveis

Abra o documento do mapa de quantidades através do ícone de atalho . Verifique se o documento tem a coluna L seleccionada (2.1 Section header level). O nível do título pode ser introduzido digitando o número do nível directamente na coluna L.

Ao digitar o número que corresponde ao nível do título na coluna L, o Comentário é alterado para um Título. Se for introduzido o número 1, a linha é convertida para um capítulo de Nível 1 (Level). Logo que se altere o nível, a linha colorida modifica-se para a cor desse nível.

Não é necessário transformar todos os comentários em títulos de capítulo – algumas linhas não representam títulos mas apenas texto que deve ser impresso naquela posição do articulado.

No caso de ser necessário transformar um título em comentário, basta digitar a letra C (em minúsculas ou em maiúsculas) e o título é alterado para comentário.


Funções do botão direito do rato

As funções que estão disponíveis através do botão direito do rato processam as linhas seleccionadas. Seleccionamos Change heading levels


Change to level

Esta função permite converter os títulos (da zona seleccionada) para determinado nível:


Change to comments

Esta função permite converter os títulos (da zona seleccionada) para comentários:


Change to priceable item

Esta função permite converter os títulos (da zona seleccionada) para artigos:


Convert items to headings/comments

Esta função converte os itens seleccionados em títulos.

Promote/Demote headings/comments

A função Promote headings/comments aumenta o nível dos títulos seleccionados (ex. um titulo de nível 2 passa a nível 1)

A função Demote headings/comments reduz o nível dos títulos seleccionados (ex. um titulo de nível 2 passa a nível 3)

Estas funções estão disponíveis directamente no documento, através dos atalhos que se encontram no canto superior direito do documento, ou através do menu que se acede com um click do botão direito do rato sobre o nº do Nível.

Level by Example

Esta função atribui o nível aos títulos, automaticamente, de acordo com os níveis já definidos e utiliza os níveis já definidos para atribuir os níveis restantes aos títulos.

Level by DOTS

Esta função atribui o nível aos títulos, automaticamente, de acordo com o número de pontos que estão presente no número do item. Não processa comentários.

Número de pontos

Nível Atribuído

Nenhum

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

7

7

8

8

9

Add comments to bill item above

Esta função acrescenta os comentários aos artigos, imediatamente acima do comentário.


Adicionar um comentário (a linha em verde) ao artigo directamente acima.


Seleccionar as linhas a processar e depois premir o botão direito do rato dentro da selecção para abrir o menu.

Seleccionar a opção Add comments to bill item above:


Aparece uma mensagem de confirmação.


Surge uma mensagem que informa acerca do número de comentários processados.


Resultado – o comentário foi acrescentado ao artigo.



Agrupar uma série de comentários num só comentário.


Seleccionar as linhas a processar e depois premir o botão direito do rato dentro da selecção para abrir o menu e seleccionar a opção Consolidate comments upwards:


Aparece uma mensagem que informa acerca do número de comentários processados.


Resultado – os comentários foram consolidados em um único comentário.



Headings

Esta posição do menu dá acesso a um submenu que permite visualizar o mapa de quantidades do trabalho de acordo com as opções disponíveis:


Close all headings

Fecha o mapa de quantidades de trabalho e mostra os títulos de nível 1

Open all headings

Abre o mapa de quantidades de trabalho e mostra todos os artigos

Show headings only

Mostra só os títulos

Show comments only

Mostra só os comentários

Show headings & comments

Mostra os títulos e os comentários

Show to heading level

Mostra os títulos até um determinado nível

Também se pode aceder, rapidamente, a este controlo, com um clique do botão direito do rato na barra à esquerda da coluna N (do nível), conforme se mostra a seguir:



Método prático para a atribuição rápida de níveis aos títulos

Os processos previamente descritos podem ser aproveitados para aplicar, fácil e rapidamente, os níveis aos títulos do mapa de quantidades do trabalho, logo depois de este ser importado para o Candy.

Colocar o cursor do rato no título da coluna L e premir no botão direito do rato:


Seleccionar a opção Change heading level, indicar o nível desejado e depois premir em OK.


Em seguida, premir com o botão direito do rato, novamente na coluna L e escolher a opção Level by DOTS, para o programa reordenar os níveis, automaticamente, de acordo com o número de pontos no Item:



Utilização de filtros na coluna do Nível

Quando se utiliza a opção Level by DOTS, pode ser necessário alterar todos os títulos de um determinado nível, para outro ou até para comentários. Para facilitar este processo, podem utilizar-se filtros na coluna do nível L.

No exemplo que segue, existem títulos de nível 3 que deviam aparecer como comentários.

Seleccionar a coluna L:


Seleccionar a opção Filter, Headings and comments e depois Heading levels.

Aparece o quadro do filtro. Escolha a opção Reduce by keeping (filtrar, mantendo as alíneas que correspondem ao filtro) e seleccione Equal to e o nível que pretende (neste caso o nível 3). Pode também escolher grupos mais alargados com as opções presentes neste quadro.


As linhas dos títulos que interessam ficam assinaladas em negrito, enquanto as linhas que não correspondem ao filtro aparecem em cinza.

É necessário seleccionar as linhas em negrito para as processar. Basta premir o botão Select no quadro do filtro, para seleccionar as linhas a processar. (como alternativa volte a premir com o botão direito na coluna L e escolha a opção Select filtered records).


Para converter as linhas seleccionadas para comentários, prima o botão direito do rato sobre a coluna L e escolha a opção Change heading levels e depois escolha Change to comments.


Abandone o filtro e note que todos os títulos (antes de nível 3, neste exemplo) estão convertidos em comentários.


Em caso de qualquer dúvida e/ou ajuda com estes procedimentos, não hesite em contactar-nos através do telefone (+351) 214 866 440, ou através do e-mail geral@timelink.pt .


Download