Garanta que os Orçamentos das suas obras sejam efectuados de forma rápida, intuitiva, rigorosa e segura
Especificações
• Importação de mapas de quantidades electrónicos
• Reutilização de dados de trabalhos anteriores, para novos orçamentos
• Orçamentação analítica com base nos rendimentos dos recursos
• Integração de Custos Indirectos
• Diversas bases de dados de preços unitários de artigos e recursos
• Composição de preços em folhas de cálculo em formato livre
• Documentos de análise por especialidades, de recursos, de valores e percentagens
• Documentos de análise de produtividade e desperdícios
• Orçamentos e recursos em diferentes moedas (divisas)
• Modelos de documentos de trabalho personalizados
• Análise de propostas e bases de dados de subempreiteiros e fornecedores
• Elaboração e análise de propostas alternativas
• Editor de relatórios e exportação de dados
• Integração dinâmica com os Módulos de Planeamento e Cashflow.
Orçamentação
Com o Sistema Candy, o orçamentista pode preparar uma proposta com rigor e rapidez e identificar facilmente os elementos críticos e condicionantes de um orçamento.
As bases de dados de artigos permitem uma composição de preços consistente, precisa e bem documentada, com diferentes Recursos envolvendo até 16 moedas estrangeiras.
As alterações são efectuadas de forma controlada, minimizando os erros e tornando mais rápida a preparação dos orçamentos.
As Listas de Preços Unitários podem distribuir-se por capítulos, especificações e por códigos, definidos pelo utilizador.
As bases de dados de artigos e a importação de listagens de clientes, em vários formatos, tornam mais rápida a criação e a replicação de articulados, de diferentes obras.
Orçamentos Alternativos
Permite ao utilizador efectuar todos os cálculos num orçamento base, mantendo interligadas até 8 propostas alternativas, com diferentes soluções e metodologias a considerar.
Custos Indirectos
Os Custos Indirectos são calculados numa lista de quantidades separada, dentro do próprio orçamento. Esta lista contém todas as ferramentas disponíveis nos sistemas de Orçamentação e Planeamento, possibilitando uma lista de preços que se adapta, automaticamente, com o planeamento dos Custos Indirectos. Tem ainda a possibilidade de diluir os custos indirectos, no orçamento de custos directos, de forma personalizada.
Aplicação de Margens
Os preços unitários podem ser majorados por artigo, por especialidade, por páginas ou por tipos de recursos.
Nos mapas de quantidades que utilizam vários tipos de moedas, a aplicação das margens pode ser feita separadamente, entre a moeda local e estrangeira.
Relatórios Personalizáveis
Encontra-se disponível um vasto conjunto de relatórios normalizados e um editor de relatórios, com o qual se podem configurar, com uma boa apresentação, as listagens para os clientes ou para uso interno.
Folhas de Cálculo de formato livre
Os preços unitários podem obter-se numa folha de cálculo analítica, sem formatação específica, tendo por base os recursos e os rendimentos de produção.
Na folha de cálculo (worksheet) podem ser incluídos comentários e notas descritivas, sem afectar os cálculos. Este procedimento assegura que todos os que estão envolvidos na Orçamentação ou, posteriormente, na Produção, tenham um completo conhecimento de como foi estimado o preço.
Mapas Comparativos
Os artigos relevantes, do mapa de quantidades, são filtrados e copiados para os respectivos mapas comparativos de subempreitadas, para análise e selecção. Os preços unitários escolhidos, das subempreitadas, são transferidos directamente para o orçamento.
Uma aplicação semelhante existe para a análise das propostas de fornecimentos de recursos.
Integração do Orçamento com o Planeamento
Os itens do mapa de quantidades podem ser atribuídos às actividades do Planeamento. Deste processo de interligação resulta uma previsão temporal rigorosa de quantidades e de custos.
As previsões podem ser obtidas para valores e quantidades, dos itens do orçamento, de forma individual, por recursos simples ou compostos ou por naturezas de recursos.
Qualquer alteração que seja efectuada no planeamento, ou no orçamento, será imediatamente reflectida ao ser elaborada uma previsão de cargas de recursos ou de valores.
Previsões imediatas do Cashflow
Uma vez concluída a interligação do orçamento e do programa, a informação pode ser transferida, daqueles sistemas, para o módulo cashflow.
Este procedimento assegura que todos os itens são incluídos e que o modelo cashflow está de acordo com o orçamento. Permite testar facilmente as propostas alternativas e, logo que o valor da última proposta esteja disponível, seja considerado na previsão do cashflow.
Conclusão da proposta
Podem ser feitas alterações no último momento, com confiança e rapidamente. A velocidade de cálculo permite, de imediato, optar por estratégias ou orçamentos alternativos e apresentar a melhor proposta, ao dono de obra.